Comissão de Transparência realiza reunião nesta terça-feira, 24 de julho

Encontro contou com a participação de representantes de entidades da cidade
Comissão de Transparência realiza reunião nesta terça-feira, 24 de julho

Fotos: Aline Pereira

Na tarde desta terça-feira (24), o coordenador administrativo da Câmara Municipal, Jonatas Samuel de Souza, apresentou aos vereadores da Comissão de Transparência relatório dos trabalhos desenvolvidos acerca da implantação das ações programadas para os meses de junho e julho.

"O trabalho tem sido árduo e interessante porque vale a pena atender aos anseios da população", disse o servidor do legislativo.

Os membros Luciano Mega (PDT), Fabiano Guimarães (DEM), André Trindade (DEM) e Jean Corauci (PDT) ressaltaram conquistas no processo de transparência desde que foram divulgadas as 28 ações a serem implantadas na Casa de Leis.

Luciano Mega explicou que apesar de encontrar dificuldades na adequação de tecnologia para os trabalhos administrativos e jurídicos do legislativo, os vereadores estão buscando cumprir as ações propostas.

"Ao longo do primeiro semestre, ao iniciar a implantação das medidas, nos deparamos com dificuldades técnicas, mas estamos nos esforçando para que até o final deste semestre consigamos implantar o máximo de ações, conforme o combinado", afirmou Mega, presidente da Comissão.

O vereador Fabiano Guimarães lembrou que as 28 medidas de transparência estipuladas foram debatidas com entidades especializadas da sociedade civil organizada, e que a concretização de parte delas depende da implantação correta do sistema de administração, integração contábil financeira e dos processos legislativos.

"Não são as ações de transparência que devem atender ao sistema, mas sim o contrário. A transparência deve ser avaliada através da facilidade de acesso que a informação chega ao cidadão com diferentes níveis de instrução. Estamos debatendo incessantemente com desenvoltura, e o sistema tem que atender ao que as ações de transparência exigem", declarou o parlamentar.

"Estamos aprendendo e a cada dia melhorando nosso trabalho na gestão pública, que deve evoluir a fim de que prestemos contas dos recursos da melhor forma possível", concluiu o vereador André Trindade.

A íntegra da reunião está disponibilizada no canal do youtube da TV Câmara, através do link:

Por Marco Aurélio Tarlá